Pular para o conteúdo
Início » UJIMA: amendoim dá trabalho para todos | Receita de Mwamba de Couve | Kwanzaa

UJIMA: amendoim dá trabalho para todos | Receita de Mwamba de Couve | Kwanzaa


O amendoim está presente em praticamente todas as culinárias em áfrica e nas Américas. E muito bem representado nas diásporas. Outro alimento que chegou com os povos africanos no período colonial. Na celebração do Kwanzaa, conectamos o ingrediente com o princípio Ujima, que representa o trabalho coletivo e responsabilidade. Confira o post sobre a série especial Kwanzaa | Celebrando nossas origens e saboreie a Receita de Mwamba de Couve.

Por aqui o amendoim é utilizado de várias formas, mas com toda a certeza a Rapadura e a Paçoca são o ápice da gostosura do amendoim. Representante oficial das festas juninas junto com o milho, rasteiro igual o feijão (ele também é uma leguminosa). 

Cultivar o amendoim é um trabalho coletivo! Sendo uma planta rasteira que dá em vagens, a colheita e o debulhar das vagens representa muito o princípio Ujima. Este princípio fala sobre trabalho coletivo e responsabilidade. O amendoim é um grão ancestral que em qualquer lugar do mundo é preto. Ele é preto na nossa rapadura, preto na paçoca, preto no amendoim torrado na mesa de bar, preto no frango com quiabo.

Leguminosa ela a planta/ele amendoim – “o fruto” – me trouxe memórias vivas da infância e me transportou para uma passado futuro quando experimentei Mwamba de Couve – uma couve cozida com molho de amendoim que me deixou salivando e radiante no rodízio de comida Congolesa – o Restaurante Congolinária em São Paulo/SP; O sabor marcante do amendoim mostra que é potente e não se apaga, nem se apega. Gorduroso, cremoso ele enche a nossa boca, salgado e crocante, doce, cremoso e suculento. 


Em África o  amendoim é usado de diversas maneiras como em molhos e cozidos, sopas, é feito o leite de amendoim também consumido em molhos, cremes e sopas além de sobremesas e bebidas. Das variações de mwamba, muamba, nkok, que encontrei a maioria leve o azeite de dendê (óleo de palma) e pasta de amendoim.

No post especial no site da Crioula Curadoria Alimentar tu encontra mais detalhes sobre o Mwamba de Couve. 


Quando penso no amendoim e no trabalho coletivo e responsabilidade penso nos engenhos de cana, nos engenhos de farinha. Cada um tem uma função: plantar, regar, colher, debulhar, pilar, moe. O amendoim se fundindo a cana e se tornando uma rapadura dura, firme feito tijolo, firme feito construção. 

Ujima é o terceiro princípio celebrado no Kwanzaa, e faz parte de uma série de elementos e significados nas tradições africanas. O texto sobre os 7 princípios do Kwanzaa traz todos os detalhes sobre a celebração e esse resgate ancestral. 

Acesse o blog para conferir todos os textos e receitas sobre o Kwanzaa


Receita de Mwamba de Couve 

Ingredientes:

1/3 de xícara de azeite de dendê
1 cebola pequena cortada em cubos pequenos
1 dente de alho cortado em cubos pequenos
2 tomates cortados em cubos pequenos
1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubos pequenos
½ xícara de extrato de tomate ou molho de tomate
1 Molho de couve verde ou manteiga cortado finamente
¾ xícara de pasta de amendoim
+/- 500ml de água
Sal e pimenta do reino a gosto
Pode usar pimenta dedo de moça, pimenta malagueta, páprica picante e outros temperos que preferir. Gosto de fazer com um pouco de gengibre.

Primeiro comece deixando todos os ingredientes prontos e picados para poder preparar a receita com calma e atenção. Numa panela média, aqueça o azeite de dendê e acrescente nessa ordem a cebola e deixe murchar um pouco e depois acrescente o alho.

Em seguida acrescente os tomates e os pimentões e deixe dourar bem até desmanchar, se precisar acrescente um pouco de água para facilitar o cozimento.Pode tampar e deixar cozinhar por uns 10 minutos. Quando o molho estiver com os legumes desmanchados acrescente o molho de tomate e misture bem, apertando um pouco com a colher para amassar o que ainda estiver com pedaços. Por fim, acrescente a couve, misture e acrescente água até cobrir e a pasta de amendoim. Misture muito bem e veja se necessita de água novamente, a receita deve ficar bem cremosa.Deixe cozinhar por mais 5 minutos e misture de vez em quando para não grudar no fundo. Tempere com sal e pimenta e sirva com mandioca cozida, ou ainda inhame.


Referências do texto:

ÁFRICA. L. O. Saúde Holística Africana

ALENCASTRO. L. F. Viagens culinárias entre a África e a América. Cinco Quatro Um (revista digital) – Folha de São Paulo. Disponível em https://quatrocincoum.folha.uol.com.br/br/artigos/historia/viagens-culinarias-entre-a-africa-e-a-america 

Banana: o fruto da musa paradisiaca – Natália Escouto para Crioula Curadoria

Disponível em http://crioula.net/2021/09/1855/ 

BEZERRA. R. Comer E Beber Com Maria Firmina Dos Reis: Um Banquete Africano. 2018

BLOG ABAIOMY JURISTAS NEGRAS. “KWANZAA – o final de ano afrodiaspórico panafricano. Disponível em https://www.abayomijuristasnegras.com.br/post/kwanzaa-o-final-de-ano-afrodiasp%C3%B3rico-panafricano

BLOG TÊTE – Á – TÊTE. Kwanzaa – o que celebra? Disponível em https://oempregoeseu.com/2020/12/17/kwanzaa-o-que-celebra/

CANAL AFRO FITNESS. Alimentação Saudável: uma Afroperspectiva. 2021

GRANA PRETA. Mercadoras. Disponível em 

https://www.instagram.com/p/CSpn5RpFbeW/?utm_source=ig_web_copy_link

MACEDO. J.R. História da África. Editora Contexto. São Paulo, 2013

MARTINS. P. Ofício da Baiana do Acarajé: Trajetória e Desdobramento de um Plano de Salvaguarda. 2010

Mwamba: o tradicional molho de amendoim e dendê do oeste afrcano – Natália Escouto para Crioula Curadoria Alimentar. Disponível em http://crioula.net/2022/03/mwamba-o-tradicional-molho-de-amendoim-e-dende-do-oeste-africano%ef%bf%bc/ 

NASCIMENTO. E. L. A Matriz Africana no Mundo. Selo Negro Edições, 2008

NJERI, A. Como celebrar o Kwanzaa. Vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vvrWXfmFAm8&list=WL&index=8 

PAIVA. M. C. A presença Africana na culinária brasileira: Sabores Africanos no Brasil.  2017

QUERINO, M. A Arte Culinária da Bahia 

TRAMMELL, K. A non-black person’s guide to Kwanzaa. Disponível em https://edition.cnn.com/2017/12/26/us/kwanzaa-explainer-trnd/index.html 

WRIGTH, A. Your Guide to Kwanzaa Food Traditions. Disponível em https://www.tasteofhome.com/article/kwanzaa-traditions-food-guide/ 

Imagens:

Destaque: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-amendoim-18926.html 

Prato Mwamba de couve, fufu e banana frita  http://crioula.net/2022/03/mwamba-o-tradicional-molho-de-amendoim-e-dende-do-oeste-africano%EF%BF%BC/ 


Curadoria Culinária Musical | Faixa Bônus Corinne Bailey Rae
Curadoria Culinária Musical | Faixa Bônus Corinne Bailey Rae

Curadoria Culinária Musical | Faixa Bônus Corinne Bailey Rae Música, poesia e comida boa. É assim qu…

Curadoria Culinária Musical | Faixa Bônus Zudizilla
Curadoria Culinária Musical | Faixa Bônus Zudizilla

Curadoria Culinária Musical | Faixa Zudizilla  Música, poesia e comida boa. É assim que acontece na …

Curadoria Culinária Musical | Luedji Luna
Curadoria Culinária Musical | Luedji Luna

 Curadoria Culinária Musical | Faixa Bônus Luedji Luna Música, poesia e comida boa. É assim que acon…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *