Pular para o conteúdo
Início » Coma mais Frutas | História com Comida

Coma mais Frutas | História com Comida

  • por

Coma mais Frutas | História com Comida


História com comida é um nome comum de um capítulo à parte deste bate papo. Como mais frutas, beba água, pegue sol e coma seus vegetais é o lembrete diário para mim mesma. Escolhi falar de frutas em pleno verão porque não há melhor época para comer frutas, e por isso nós brasileiros somos abençoados com as melhores. Frutas como Banana, Coco, Abacaxi, Melancia, aquele picolé de uva na beira da praia, aquela caipirinha de limão antes do almoço de domingo. Sim, nós temos as melhores frutas.

Minha história com Frutas

Antes de começar, confesso pra vocês que eu já tive dificuldade de comer frutas. Na infância eu não tinha o hábito de comer, no máximo uma banana, um bergamota no inverno e olhe lá. Por isso não tenho grandes recordações comendo frutas, só lembro que comia pouco. Mas essa história tem um final feliz, fique até o fim. 

Em primeiro lugar preciso destacar que morando num país tropical como o Brasil as frutas se dão muito bem aqui, considerando que o país é continental e com 5 biomas, imagina a variedade de frutas!?

Quais são as suas frutas favoritas?

As minhas frutas favoritas são a banana musa é claro, o abacate e a bergamota. Isso quer dizer que eu sou como a maioria dos brasileiros que adora a musa. pois ela é a fruta mais consumida no Brasil e a segunda mais consumida no mundo. Já a outra fruta é o abacate, que é aquela paixão mais madura, sabe?  Eu achava horrível abacate com limão e açúcar, mas quando provei abacate com sal, ou melhor, quando provei a guacamole, foi um caminho sem volta. E por último (nunca por fim) a bergamota, claro, porque eu sou gaúcha e não há nada mais gaúcho do que comer bergamota no sol no inverno. Nós chamamos de “lagartear no sol comendo uma berga”

Para quem quer saber mais, na newsletter que saiu no final do mês de janeiro eu falei  mais sobre o consumo de frutas no Brasil, principalmente sobre como nós pessoas negras nos relacionamos com as frutas. Na newsletter eu justamente troxe questões como o acesso ou não a frutas e também a parte culinária é claro, porque muitas frutas que consumimos vieram de África e o povo preto sabe fazer doce bom com frutas e eu posso provar! 

Goiabada, Figada, Pêssego em calda, Doce de mamão verde, Cocada, entre inúmeros outros doces e sobremesas de frutas.

Atualmente por aqui eu ando tentando comer mais frutas no dia a dia, principalmente pela manhã com um bom suco. A receita que eu trago hoje é com banana, porque eu amo banana, vocês já sabem. E também porque é um bolo/brownie sem glúten, sem açúcar e sem óleo, e eu achei incrível. A tentativa de incluir mais frutas é justamente para diminuir o consumo de doces com açúcar, e não que o açúcar seja proibido, é só meu corpo e principalmente meu emocional que se sentem melhor.

Pra quem acha que comida natural, saudável não é coisa de preto tá muito enganado. Crudivorismo, vegetarianismo, surgiram em África, são dietas ancestrais, todas elas focadas em cuidar do corpo, do espírito e da mente. Por isso é tão difícil fazer essa mudança. Cuidar da gente é uma responsabilidade imensa. Essa receita é da Ellen Silva da Toju, que lindamente também trabalha com alimentação Ankcestral (alimentação ancestral africana) e isso ela trás muito bem nesse bolo/brownie feito com banana, amendoim e polvilho (mandioca). 


Não esqueça de compartilhar essa receita com quem você gosta! E conferir todo o conteúdo do Cozinhe sua História no apoia.se. 

Vem pra minha cozinha que eu já estou colocando mais água no feijão 


Bolo Brownie que durou exatamente 24h

Como mais frutas, que pode ser no bolo! 

Receita de Bolo/Brownie da Ellen (Toju) 

Ingredientes

4 bananas maduras
2 colheres de sopa de pasta de amendoim
2 colheres de sopa de cacau
3 colheres de sopa de polvilho doce
1 colher de chá de fermento químico
amendoim em grão a gosto
pepitas de chocolate sem leite

Para a cobertura/ganache de chocolate

1 colher de sopa de pasta de amendoim
1 colher de chá de cacau em pó
um tantinho de água 

Modo de preparo:

Amasse as bananas até virar um purê, se quiser pode deixar alguns pedacinhos. 

Em uma vasilha misture os ingredientes secos, mas deixe o fermento para por no final antes de ir ao forno. 

Incorpore na vasilha a banana e a pasta de amendoim. Misture e se precisar adicione um pouco de água para a massa ficar mais homogênea. Acrescente o fermento, misture novamente e leve ao forno com uma forma untada e polvilhada com cacau. O ideal é uma forma de bolo inglês, aquela forma retangular. Leve para assar em fogo médio/baixo (180ºC/200ºC) por 15 ou 20 minutos até dourar e o palito sair seco. 

Para a cobertura eu misturei a pasta de amendoim e o cacau em uma xícara e adicionei um pouco de água, um tantinho (2 ou 3 colheres de sopa) e fui misturando até virar um creme aveludado. Se precisar coloque mais água ou mais cacau, e se quiser pode colocar açúcar. Pode ficar um creme mais líquido ou mais pastoso, a decisão é sua.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *