Pular para o conteúdo
Início » Bolo de melado e a saudade do pão de mel

Bolo de melado e a saudade do pão de mel

Bolo de melado e a saudade do pão de mel

 

Apaixonados por bolos? Sim! Veganizando tudo? também. Para os amantes de um bolinho temos aqui a receita de bolo de melado e a saudade do pão de mel. Bolos sem nada de origem animal são acessíveis e possíveis de se fazer em casa com facilidade. Confira a receita aqui. 

Quem me acompanha no instagram (sigam-me os bonitos @natiescouto_) sabe que eu adoro um bolinho. Na verdade, quando comecei a trabalhar com a culinária vegetal em Porto Alegre (RS), eu fazia cookies – os cookies da preta – e  bolos integrais e orgânicos. O bolo chocolatudo, bolo de cenoura com ganache de chocolate e o bolo de banana eram mais famosos da feira vegana da cidade. 

Quando me tornei vegetariana em 2012 eu já testava bolos sem nenhum ingrediente de origem animal. Alguns deram certo, outros muito errado. Acredite, a confeitaria é algo muito complexo, e eu não tenho muita paciência, para dizer a verdade. A confeitaria é muito técnica e precisa, e literalmente química e física em ação. Então cada grama de ingrediente e temperatura impacta bastante as preparações. 

Além desse caminho transformar bolos tradicionais em bolos veganos, meu amor por bolo é mais antigo.
Torta de Nescau | Imagem: Padaria Pritsch

Aniversários dos anos 1990 tinham bolos clássicos e comigo não foi diferente. No meu álbum de fotos tem um registro de um bolo em formato de coelho que minha mãe fez para meu aniversário de 4 anos. Fora outros bolos que ela já fez. Ou ainda a clássica torta nescau feita com camadas de chocolate com recheio e cobertura de leite condensado e cheio de granulado.

Folheando os cadernos de receitas aqui de casa, eu encontro muitas receitas de bolos e tortas. Algumas com o registro de autoria como: Biscoito de nata da Dona Beda (minha avó paterna), Nega Maluca Vó Lourdes (minha tia avó materna), ou ainda outras receitas de parentes próximos e vizinhos. 

Passei minha infância folheando esses cadernos e os bolos sempre eram receitas que eu buscava. Desde 2021 eu criei a tradição de fazer meus bolos de aniversário, que também celebram o nascimento do Cozinhe sua História. Tanto amo bolos que escrevi sobre essa tradição nesse texto aqui: Tradição do Bolo de Aniversário

A saudade do pão de melado 

Como comentei antes, na minha transição para o veganismo eu testei muitas receitas tracionais porque preparar essas receitas ajuda na dieta. Comer pratos e receitas tradicionais como antes na versão 100% vegetal faz com que a gente mate a saudade desses pratos afetivos. 

E foi assim que eu busquei preparar receitas de pão de melado. Embora não era um doce que eu comi com frequência, era comum ser vendido na Páscoa. Muitas padarias fazia caixas espaciais com o doce, que parece mais um biscoito do que com um pão. Eu adoro o da marca Bauducco, coberto com chocolate. Como ele tem um valor salgado, minha mãe comprava muito raramente. 

Essa bolacha meio bolo é densa e cheia de especiarias. Com um aroma de canela e cravo, é também potente de cacau. Normalmente coberta com chocolate, também é muitas vezes recheada com doce de leite. Quase um alfajor, tão boa quanto. 

Um dia conto pra vocês do dia que tentei fazer alfajor e doce de leite em casa.

A comida está muito atrelada às nossas emoções. E cada prato, cada receita que a gente prepara ou come tem um cantinho especial nas nossas memórias. A saudade do pão de melado vem desse lugar, do “quase nunca comer”. 

Preparar essa receita sem nada de origem animal me alegra muito, porque posso comer algo que eu gosto sem passar mal (pela intolerância a lactose) e respeitar minha escolha de não comer nada de origem animal. Pra quem acha que não é possivel, hoje em dia já é muito mais prático e acessível pois tem muitos produtos e lugares especializados. 

Com toda certeza, cozinhar em casa ainda é a melhor opção para quem quer aprender e ter mais autonomia. O que ajuda a não consumir tantos produtos ultraprocessados e caros por ai. Com um pouco de prática é possível. Por isso compartilho essas receitas com vocês. 

E pra você que assim como eu adoro um bolinho e café, mês passado eu fiz esse bolo de café e cacau. E claro, aproveita para conferir todas as Receitas aqui do blog.

Receita de Bolo de Melado (com e sem glúten)

Bolo de Melado

Ingredientes

3 xícaras de Farinha de trigo
4 colheres de sopa de Cacau em pó
¼ de xícara de Açúcar cristal
¾ de xícara de Melado
Especiarias: canela, cravo, gengibre, cumaru, cardamomo
1 xícara de Óleo vegetal
300 ml Leite de coco (ou outro leite vegetal)
1 colher de sopa de Fermento Químico

Modo de preparo:

Um dia antes de preparar o bolo vamos preparar o leite de coco aromatizado. Numa leiteira adicione o leite de coco e as especiarias que mais gosta. Eu usei canela em pau, alguns cravos da índia, gengibre e cumaru, uma semente com aroma semelhante a baunilha. Deixe aquecer e levantar fervura por 5 minutos. Depois disso armazene na geladeira para usar no dia seguinte. Deixe as especiarias dentro para saborizar o leite ainda mais. No dia seguinte, peneire o leite. 

Agora vamos para o bolo de fato.

Primeiro pré aqueça o forno à 180ºC e deixe uma assadeira untada e enfarinhada. Numa vasilha, adicione os ingredientes secos: a farinha de trigo, o açúcar, o cacau e especiarias em pó como canela, cravo e gengibre. Misture e adicione ainda uma pitada de sal. O fermento químico deixe para colocar antes de ir ao forno. 

Em outra vasilha misture os ingredientes líquidos: o melado, o leite de coco (lembre-se de peneirar as especiarias), o óleo. Misture bem até ficar homogêneo. Em seguida adicione os líquidos aos ingredientes secos e misture bem até formar uma massa bem homogênea. 

Essa massa é mais densa, então adicione mais leite ou água se ainda tiver grumos de farinha que não se incorporaram. Isso acontece porque cada marca de farinha absorve água de maneiras diferentes, por conta da qualidade do trigo e da umidade do dia e dos ingredientes utilizados. 

Com a mistura homogênea adicione o fermento e misture levante, sem precisar bater muito. Distribua na assadeira e se necessário ajeite a massa com uma espátula ou as costas de uma colher. Leve para assar por cerca de 40 minutos ou até o teste do palito sair limpo. 

Para acompanhar esse bolo eu fiz uma cobertura de doce de leite de coco. Outro dia trago a receita por aqui. Para quem preferir chocolate, pode derreter uma barra de chocolate que goste ou ainda preparar uma ganache. E claro, aquela calda de chocolate clássica feita com achocolatado e açúcar funciona bem também. 

[Sem glúten] Bolo de Melado

Ingredientes

1 ¼ xícaras de farinha de arroz
½ xícara de farinha de aveia
3 colheres de sopa de cacau em pó
¾ xícara de melado
200 de leite de coco (ou outro leite vegetal)
vegetal)
2 colheres de sopa de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

Pré aqueça o forno em 180ºC. Comece misturando os ingredientes secos numa vasilha: as farinhas de arroz e  aveia, e o cacau. O bicarbonato de sódio deve ser adicionado no final, antes de ir ao forno, como quando usamos o fermento químico para bolos. 

Em outra vasilha misture os ingredientes úmidos: melado, óleo e leite vegetal. Incorpore os ingredientes úmidos nos secos e misture até ficar uma massa lisa e homogênea, bem consistente e por último coloque o bicarbonato. 

Asse em forno pré aquecido 180°C por 40 minutos. O meu deixei por 35 minutos e queimou um pouco embaixo. Então, tome cuidado com seu forno. Esse pão/bolo é bem simples de fazer e fica super fofo, ainda pode ser coberto com chocolate ou uma calda simples e até mesmo recheado com doce de leite, como o tradicional pão de mel.

Como é uma receita sem glúten, ele se torna uma massa mais pesada, e pode precisar de um pouco mais de líquidos. Ah, sobre o melado: eu moro no sul e aqui temos o Melado Batido que tem uma textura densa e cremosa com tom amarelo queimado diferente do xarope escuro e mais líquido vendido em outros lugares. De qualquer forma, prepare com o melado que você tem acesso, não vai impactar tanto a receita. 

Aos amantes de pão de mel essa receita foi inspirada/adaptada pelas receitas de Bolo de Melado da minha xará Nathália Soares, mais conhecida como Chubby Vegan, e o Pão de Melado da Paula Lumi do blog Presunto Vegetariano. 

Atenção: a imagem destacada, capa dessa postagem é do site Mel e Pimenta.

Curadoria Culinária Musical | Faixa Bônus Corinne Bailey Rae

Curadoria Culinária Musical | Faixa Bônus Corinne Bailey Rae

Curadoria Culinária Musical | Faixa Bônus Corinne Bailey Rae Música, poesia e comida boa. É assim qu…

Curadoria Culinária Musical | Faixa Bônus Zudizilla

Curadoria Culinária Musical | Faixa Bônus Zudizilla

Curadoria Culinária Musical | Faixa Zudizilla  Música, poesia e comida boa. É assim que acontece na …

Curadoria Culinária Musical | Luedji Luna

Curadoria Culinária Musical | Luedji Luna

 Curadoria Culinária Musical | Faixa Bônus Luedji Luna Música, poesia e comida boa. É assim que acon…

2 comentários em “Bolo de melado e a saudade do pão de mel”

  1. Nati,
    Bolo de melado que maravilha! Vou testar a versão sem glúten e depois conto com ficou. Desde já estou pensando no gostinho de saudade do pão de mel.
    Uma delícia esse teu blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *